Home Direitos Humanos
Artigos sobre Direitos Humanos
Liberdade e Dor PDF Imprimir E-mail
Escrito por André Gonçalves Fernandes   
Os grandes escritores da literatura dos séculos XIX e XX, Tolstoi, Dostoievski, Kafka, Thomas Mann, Camus, Sartre, Chesterton, Lewis, debruçaram-se, recorrentemente, sobre as questões da liberdade e do sofrimento. Em uma de minhas obras prediletas, “Os Irmãos Karamazov”, por intermédio de Ivan, o irmão revoltado, Dostoievski atingiu o ponto crucial da questão: Por que somos livres? Para que a liberdade?
Última atualização em Sex, 19 de Junho de 2009 14:13
Leia mais...
 
De onde menos se espera... PDF Imprimir E-mail
Escrito por Percival Puggina   
Seg, 01 de Junho de 2009 15:26
... daí é que não sai nada, sentenciaria o Barão de Itararé se tomasse conhecimento da tal de reforma política em curso no Congresso Nacional. É inesgotável a capacidade do modelo institucional brasileiro de causar malefícios. O mais recente deles vem com a proposta do voto em lista fechada, exibida como a única forma politicamente viável de enfrentar a bancarrota moral e funcional das instituições. Mais um par de artifícios desse teor e vamos ter que nos mudar para o Paraguai.
Leia mais...
 
O Brasil e a Lógica do Genocídio PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maria Lucia Victor Barbosa   
Qua, 06 de Maio de 2009 00:00
A lógica do genocídio consiste na destruição total ou parcial de um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Foi posta em prática pelo comunismo e pelo nazismo, sistemas que utilizaram, entre outros métodos, a revolta das massas contra determinados “malditos” que deveriam ser aniquilados ainda que isso fosse absurdo. “Creio porque é absurdo”, eis o primeiro princípio da crença ideológica formulada por Tertuliano em sua época.
Leia mais...
 
‘Saúde pública’, novo nome da política PDF Imprimir E-mail
Escrito por Gerson Faria   
Qui, 30 de Abril de 2009 00:00
Nossos legisladores têm encontrado um terreno bastante fértil para a criação de leis sobre temas de saúde pública. Nos dias de hoje essa parece ser a melhor parceira da política, pouco ou nada mais pertencendo à esfera da escolha moral individual ou familiar.

Pelo fato de a sociedade ser formada por uma grande quantidade de pessoas (platitude), os problemas de saúde advindos de escolhas pessoais, uma vez agrupados, tornam-se problemas de saúde pública, merecendo a atenção do estado. Por outro lado, se a cultura abre a Caixa de Pandora do uso de drogas e sexo irresponsável, o ser humano tem condições de recusar a oferta.
Leia mais...
 
Nosso Maior Problema PDF Imprimir E-mail
Escrito por Percival Puggina   
Ter, 21 de Abril de 2009 00:00
Meninos e meninas, eu vi. Eu vi o senador Cristovam Buarque, na tribuna do Senado, sugerindo um plebiscito para que a população decida sobre se o Congresso deve ou não ser fechado. Disse ele: “As razões não são apenas as dos escândalos. São as razões da inoperância e são as razões do fato de que estamos hoje numa situação de total disfunção diante do poder. De um lado, tem as medidas provisórias do Executivo e, de outro, as medidas judiciais do Judiciário. Nós somos quase que irrelevantes”.
Leia mais...
 
A sobrevivência do liberalismo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Ricardo Vélez Rodríguez   
Seg, 20 de Abril de 2009 00:00
Artigo em co-autoria com Antônio Paim.
 
RESUMO
Antônio Paim e Ricardo Vélez Rodríguez analisam a situação e as perspectivas do liberalismo no Brasil e em Portugal. Destacam que, em virtude da tradição política do patrimonialismo nos dois países, a acolhida das idéias e das práticas do liberalismo foi, tradicionalmente, limitada. As perspectivas que se abrem para a entrada dos ideais do liberalismo são estreitas, na medida em que não se vê uma abertura das respectivas sociedades nesse sentido, sendo que parecem se consolidar, neste início de milênio, práticas protecionistas alicerçadas na preservação de antigos hábitos burocráticos. Esses hábitos pretendem ser uma resposta aos atuais desafios da crise financeira global.

ABSTRACT
Antônio Paim and Ricardo Vélez Rodríguez analyse Liberalism's situation and perspectives in Brazil and Portugal. Being Patrimonialism a political tradition on both countries, Liberalism´s ideas and practices have had, historically, little acceptation, stress the authors. Therefore, while the paths to Liberalism ideals are narrow, because neither brazilian nor portuguese societies seem to be opened to them, protectionism practices based on the maintenance of old bureaucratic habits, seem to emerge on the beginning of this millenium, as an answer to the global economical crisis.
Leia mais...
 
A noite se aproxima PDF Imprimir E-mail
Escrito por Melanie Phillips   
Qua, 08 de Abril de 2009 00:00

Eu já escrevi a respeito  dessa ameaça que nos assomava, mas a recente proposta da ONU de criminalizar a ‘difamação de religião’ é uma inconscienciosa ameaça à liberdade de expressão.  Tal como informa o UN Watch, uma resolução feita circular por estados islâmicos ontem definiria qualquer questionamento do dogma islâmico como uma violação dos direitos humanos, o que intimidaria vozes discordantes e encorajaria a imposição da Sharia (estrita observância do código religioso islâmico).

Leia mais...
 
« InícioAnterior123456PróximoFim »

Página 1 de 6

Enquete

O século XX será lembrado pelos grandes genocídios cometidos pelos regimes ditatoriais socialistas e comunistas. Para você, qual o pior regime?
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla Template, web hosting. Valid XHTML and CSS.